top of page

Site: http://www.prpg.ufla.br/ecologia/

Fan Page: http://www.facebook.com/ecoaplicadaufla

 

Sobre o Programa


O programa de Pós-graduação em Ecologia Aplicada da UFLA tem como concepção a formação de um profissional com conhecimentos ecológicos amplos e aplicados de forma integrada à área ambiental. Visa fomentar e consolidar pesquisas para viabilizar o desenvolvimento em bases sustentáveis. Essas pesquisas devem atender às diferentes demandas da sociedade, contemplando as mudanças recentes no paradigma da conservação de recursos naturais. Para atender estas demandas, necessita-se não só de uma nova postura filosófica em relação ao meio ambiente, mas também profissionais altamente qualificados que apresentem diagnósticos e soluções aos problemas ambientais, embasadas em um corpo teórico sólido em ecologia.

 

Público alvo

 

O programa de mestrado (entrada da primeira turma em 2006) e doutorado (entrada da primeira turma em 2009) está aberto a profissionais graduados em Ciências Biológicas e áreas afins, ou com mestrado em áreas afins para o doutorado, interessados em uma formação acadêmica de visão integradora, que os capacite a gerar conhecimento técnico e científico para a efetiva conservação e manejo sustentável dos recursos naturais.

 

Disciplinas e áreas de concentração

 

Os ingressos no curso contam com um elenco de disciplinas na área de concentração e atividades que envolvem conteúdos específicos em diferentes áreas da ecologia, apresentação de seminários, condução de pesquisa, elaboração de dissertação ou tese, participação em reuniões científicas e produção de artigos científicos. A área de concentração do Programa é a de Ecologia e Conservação de Recursos Naturais em Paisagens Fragmentadas e Agroecossistemas e visa contribuir efetivamente para a implantação do desenvolvimento sustentável em áreas sob interferência antrópica. A participação do Brasil no cenário econômico mundial tem aumentado significativamente nas últimas décadas, o que tem gerado enorme demanda de recursos naturais, alguns renováveis outros não, e causado alterações marcantes nas paisagens naturais, com substituição de ecossistemas naturais. Tais atividades e modificações decorrentes das mesmas geram crescentes demandas de tecnologias de avaliação e monitoramento ambiental. Além disso, a atividade produtiva gera impactos ambientais que necessitam ser mensurados e mitigados para que se atinjam níveis desejáveis de sustentabilidade. Assim, o Programa de Ecologia Aplicada da UFLA tem também como proposta valorizar a vocação histórica da universidade no campo agrário e ambiental, na medida em que se propõe a estudar os sistemas antrópicos como unidades integradas de ação humana e meio ambiente. Mais recentemente, com o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa e parcerias com instituições nacionais e internacionais, o programa tem avançado em outras frentes, como o estudo e monitoramento de impactos antrópicos na Amazônia, ecologia de estradas, conservação de cavernas, modelagem em ecologia, assim como em estudos relacionados a interferências em sistemas aquáticos tais como a construção de reservatórios. No âmbito do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFLA, uma das metas é a expansão da atuação na pós-graduação nas áreas em que a universidade mostra-se altamente capacitada. A área de Ecologia Aplicada está relacionada como uma dessas potencialidades de crescimento, em função da infra-estrutura instalada e em instalação, do corpo docente altamente qualificado neste campo do conhecimento e da histórica projeção deste corpo docente em projetos de pesquisa e publicação na área de Ecologia Aplicada. Assim, o Programa de Ecologia Aplicada da UFLA é um resultado direto das ações apoiadas pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação no sentido de cumprir o referido plano. O programa atende a uma grande demanda não só por parte de estudantes de graduação e pós-graduação em nível regional, como também atende uma crescente demanda em nível nacional e até mesmo internacional.

 

bottom of page